terça-feira, 19 de junho de 2012

Tim Burton e Johnny Depp, uma parceria de sucesso


Este é o meu ator preferidou melhor, muitos atores em um homem só.
Sombras da Noite já é a oitava produção com o ator e o diretor. Relembre todos os bizarros e divertidos filmes feitos pelos dois.

O criativo diretor Tim Burton pode mudar muito de personagens e histórias, mas ele gosta de trabalhar sempre com a mesma equipe. São dezenas de filmes feitos com a esposa e atriz Helena Bonham Carter, com composições do músico Danny Elfman, além de diversos roteiros escritos com Seth Grahame-Smith... 
Mas a parceria mais conhecida pelo público é certamente com o ator Johnny Depp. Veja os filmes:
Sombras da Noite (2012)

Esta adaptação da série de sucesso era o material perfeito para Tim BurtonSombras da Noite apresenta uma família que convive diariamente com vampiros, bruxas, lobisomens e fantasmas. Johnny Depp interpreta Barnabas Collins, vampiro enfeitiçado por uma bruxa (Eva Green), até conseguir se liberar e voltar à sua querida família, que mudou muito durante seus 200 anos enterrado... É uma mistura inesperada de monstros com a atmosfera anos 1970, que traz até uma performance do roqueiro Alice Cooper na mansão fantasma!
Alice no País das Maravilhas (2010)

A adaptação cinematográfica de Alice no País das Maravilhas é nada menos do que o maior sucesso da carreira deTim Burton, tendo quebrado diversos recordes de bilheterias ao atingir impressionantes US$334 milhões de arrecadamento. Embora a personagem principal seja Alice (Mia Wasikowska), o roteiro aumentou a importância do Chapeleiro Maluco, para trazer mais cenas com o muito inspirado Johnny Depp, que se esforçou para dar uma personalidade mais sombria e ambígua ao personagem.
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)

Tim Burton dirigindo um filme musical? Só se ele for tão sombrio quanto este aqui, que envolve o barbeiro assassino do título, um açougue com carne humana e uma vingança implacável. Johnny Depp tem a rara oportunidade de soltar a voz no papel principal, com uma lâmina na mão e uma cara de psicopata... Mesmo assim, como musicais são sempre apostas arriscadas de bilheteria, Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet foi um dos sucessos mais modestos da dupla Burton-Depp, embora tenha conquistado nas bilheterias internacionais um resultado muito melhor do que nos Estados Unidos.
A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
A versão original desta história tinha grande foco nas crianças, mas no universo de Tim BurtonA Fantástica Fábrica de Chocolate vira um espetáculo de Willy Wonka (Johnny Depp), o proprietário da fábrica, que tem uma relação bastante perversa com os acontecimentos trágicos ao seu redor... Para compor seu personagem, Depp inspirou-se claramente no cantor Michael Jackson, de quem ele emprestou um riso muito peculiar e vários gestos corporais.
A Noiva-Cadáver (2004)
Depois das experiências como diretor do curta-metragem Frankenweenie (que voltará aos cinemas como longa-metragem) e produtor de O Estranho Mundo de JackTim Burton investiu mais uma vez nos filmes inteiramente feitos em animação com A Noiva-Cadáver. Este conto mostra a história de Victor Van Dorst (Johnny Depp), que se casa por engano com uma noiva fantasma (Helena Bonham Carter). Enquanto tenta desfazer o mal-entendido, ele acaba descobrindo que o mundo dos mortos é muito mais divertido do que ele imaginava.
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)


Johnny Depp interpretando um simples investigador de crimes? Este poderia ser o caso, se A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça não envolvesse diversas mortes espetaculares, seres sobrenaturais e um ambiente gótico assustador. E, claro, Depp faz um investigador criminal com técnicas muito particulares - basta observar a imagem acima para ter uma ideia disso. O filme ainda conta com Christina Ricci, outra atriz acostumada ao universo cômico-gótico, depois de A Família Addams.
 Ed Wood (1994)

Entre os diversos gêneros pelos quais Tim Burton já passou, ainda faltava a biografia. Mas nada de contar a história de algum músico ou esportista de sucesso: ele preferiu criar uma versão bastante peculiar da vida de Ed Wood, considerado por muitos como o "pior diretor da história do cinema", autor de obras completamente mal feitas e trash como Plano 9 do Espaço Sideral, que se tornou um clássico "cult" desde então. Johnny Depp faz uma atuação particularmente entusiasta do diretor, inclusive quando aparece nos sets de filmagem vestido de mulher!

Edward Mãos de Tesoura (1990)

O primeiro filme da dupla Burton-Depp é também um dos mais queridos dos fãs do diretor, pelo incrível personagem Edward (Johnny Depp), um jovem tímido, criado por um inventor que morreu antes de lhe dar mãos, deixando-o apenas com as lâminas. Mas a criatura começa a perceber seu talento para cortes de cabelo e esculturas nos jardins, que vão tanto agradar as mulheres da cidade quanto despertar a ira de outros moradores. Lançado inicialmente em pouquíssimos cinemas, Edward Mãos de Tesoura teve um sucesso tão grande que foi levado ao grande circuito e teve uma bilheteria surpreendente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário