domingo, 10 de junho de 2012

10 palavras utilizadas em séries que você deve saber:


10 palavras que todo fã de séries 

precisa saber o significado.


1 – Spoiler: OK. Pare tudo o que estiver fazendo e se concentre aqui. Essa palavra é de todas, a mais importante para um fã de séries saber. Quem já conhece um pouco de séries deve estar achando até idiota eu colocar essa palavra na 1ªposição, mas como a lista é sobre as 10 palavras que todo fã de séries precisa saber, essa é a que qualquer um que se diga sériemaniáco (escrever isso é tão legal,hehe…) precisa conhcer. Então, sem mais enrolação: Spoiler é qualquer informação sobre algo que ainda não foi exibido na TV, e não digo boatos do que possa acontecer, mas sim confirmações. Agora, fique atento e saiba diferenciar spoiler de notícia. Veja o exemplo:
“Damon Lindelof confirma: haverá uma morte em um dos 5 primeiros episódios da 4ªtemporada de Lost” – NOTÍCIA. A notícia não diz: “Fulano morre em um dos 5 primeiros episódios”. Ele está apenas informando. No caso de Lost é até bacana pois os fãs começam a ficar mais curiosos ainda pra saber quem irá morrer. Agora se a notícia for:
“Damon Lindelof confirma: Jack vai morrer em um dos 5 primeiros episódios da 4ªtemporada de Lost”. – SPOILER. 100% spoiler. E pode xingar quem criar um titulo assim.
P.S.: A imagem que ilustra essa posição NÃO é um spoiler. Pois praticamente todos os leitores do blog acompanham séries pela TV paga ou internet.
Quem vê séries pela TV por exemplo, sofre com a internet, que é bombardeada de informações que ainda não passaram na televisão. Mas…fazer o que… 
2 – Cliffhanger: Conhecido popularmente como “gancho”, cliffhanger é aquele final de episódio que te deixa louco para ver o próximo. Séries como 24 Horas e Lost são mestres em fazer cliffhangers que fazem a espera de 1 semana pelo próximo episódio simplesmente torturante. O pior é quando a temporada acaba em clima de mistério e temos que esperar meses para ver como continua. Os fãs de Lost lembram bem do final da 1ªtemporada: a escotilha sendo aberta e eles olhando para dentro do buraco…e acabava. Foi agoniante esperar tanto tempo pra ver o que tinha dentro do lugar.
3 – Plot: Um termo não muito usado em conversas sobre séries, mas que você pode ouvir falar as vezes ou ler em sites como o Wikipédia e desconhecer o significado. Plot é a história da série ou da temporada, no que ela se baseia, o arco central. Se você ainda não entendeu aí vai o exemplo: O plot da 1ªtemporada de 24 Horas é mais ou menos o seguinte: “A família do agente da CTU Jack Bauer é sequestrada e corre grave perigo e ao mesmo tempo, um atentado contra o candidato a presidente David Palmer é armado. Com isso, Jack precisa salvar Palmer e sua família. E, para piorar, os dois acontecimentos parecem ter uma ligação”. Este é um plot resumidíssim, mas um plot completo fala de outros personagens, o que eles farão na série, quem é o mocinho e quem é o vilão e etc…Entendeu o que é plot?
4 – Spin-Off: Isso é importante saber. Mas é muuuito simples de explicar. Spin-Off são séries que se originaram de outras séries. Na maioria das vezes, é um personagem em especial que ganha uma série só pra ele, e esta é chamada de Spin-Off. Exemplos famosos de spin-offs são Joey, uma série que o engraçadissímo Joey Tribbiani de Friends ganhou, e a nova (e tão comentada) Private Practice, a série da Dra.Addison de Grey’s Anatomy.EFrasier também. É um spin-off de Cheers. Mas este deu certo. Porque os outros dois exemplos…o primeiro conseguiu tirar toda a graça do personagem e é péssimo, e o segundo ainda não foi totalmente aceito pela crítica, sem contar os fãs de Grey’s, que odiaram a ideia.
5 – Sitcom: Os tempos desse estilo de comédia estão acabando, mas eles já estão marcados na história e qualquer fã de séries deve saber o que é. Sitcoms são aquelas comédias tradicionais, com cenários fixos e a platéia (que adiciona as famigeradas risadas de fundo). Há exceções para essa questão da platéia assistindo, como How I Met Your Mother. É tudo feito do jeito tradicional, mas como alguns episódios seguem um estilo diferente do que estamos acostumados, algumas risadas são adicionadas depois, como o programa já editado. Exemplos de sitcoms? Dou as duas melhores do gênero: Friends e Seinfeld.
6 – Season Finale: Outro termo bastante usado é esse. Você foi baixar o último episódio da 3ªtemporada de Lost, e lá estava o nome do episódio e escrito bem grande ao lado [SEASON FINALE]. É simples, season finale quer dizer final de temporada, o último episódio da temporada. Exemplo: “Sona” foi a season finale de Prison Break e “Through the Looking Glass” a season finale de Lost. Curiosamente, o termo é mais usado para escrever, não é muito comum se falar isso.
7 – Mid Season: Entre um fall season e outro, acontece o mid season, que seria a “temporada do meio”. É nesse período que entram séries muitas vezes descompromissadas, para durar uma ou duas temporadas mesmo, com poucos episódios. Algumas dão muito certo, como Prison Break, que entrou no mid season para substituir 24 Horas e acabou fazendo tanto sucesso que foi para o fall season. O mid season deste ano foi considerado “fraco” para muitos e um dos poucos destaques foi a nova série de David Duchovny “Californication”. O midseason geralmente dura de maio a setembro em geral. E no fim do ano, todas as séries entram em intervalo e voltam em janeiro ou fevereiro, é o chamado “hiato” (aqui as vezes estreiam séries novas quando tem esse intervalo no fim do ano).
8- Fall Season: Isso você precisa saber. O fall season é o período mais importante na TV americana para as séries. As novas temporadas das sériescomentando séries de sucesso, e as novas apostas dos canais entram no ar durante esse período, que geralmente começa em setembro e vai até maio. Atualmente, já está rolando o fall season há 5 semanas. Aqui tem exemplo de sobra pra dar. Novas temporadas de HeroesHousePrison Break e novas séries como Pushing Daisies,Bionic WomanChuck…e por aí vai.
9 – “Dramédia”: Outro novo termo no mundo das séries, agora popularizado, mais aqui no Brasil. Dramédia é aquele tipo de série que é um drama mas tem toques de comédia ou vice-versa. Resumindo: Drama+Comédia= Dramédia. Um exemplo de dramédia é Desperate Housewives. No Emmy, quando a série ou uma atriz da série é indicada, competem na categoria de comédia. Outro exemplo é Gilmore Girls.
10 – Webisodes: Como este é um termo novo, não é tão importante saber, mas olhando para o futuro, isso poderá ser muito usado. Enfim, webisodes são como você já deve ter percebido, episódios feitos especialmente para a internet, para serem vistos diretamente lá ou baixados. Um exemplo de série que fez isso foi The Office._
comentando séries_________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário