sexta-feira, 20 de julho de 2012

CRÍTICA 1 BATMAN RESSURGE





ASSISTI O FILME DO BATMAN 3- O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE, EMBORA SEJA UM EXCELENTE FILME COM FINAL SURPREENDENTE E DANDO A ENTENDER QUE NÃO É O FIM ESTA TRILOGIA,DOS TRÊS FILMES LANÇADOS EU PREFIRO O BATMAN 2 COM O CORINGA, UM VILÃO MARCANTE, COM UMA INTERPRETAÇÃO ESPETACULAR,SENDO ATÉ O GANHADOR DE OSCAR HONORÁRIO. AGORA O VILÃO BANE EMBORA TENHA ARES DE SER PODEROSO IMBATÍVEL, NÃO É UM VILÃO MARCANTE,ÃO CAUSA EMPATIA AO PONTO DE DAR DÓ QUE MORRA COMO ACONTECE NO FILME COM O CORINGA, E ATÉ MESMO A MULHER-GATO QUE TINHA TUDO PARA SER SEXY E DAR TRABALHO O BATMAN SINTO COMO UMA PEÇA SOLTA SEM MUITO ESPAÇO PARA ELA, SE NÃAO A TIVESSEM COLOCADO NO FILME NÃO FARIA MUITA DIFERENÇA, MESMO ASSIM UM EXCELENTE FILME. EU RECOMENDO.

Se você tem algum temor que o filme não esteja à altura da grandiosidade dos anteriores, pode relaxar: O Cavaleiro das Trevas Ressurge é sensacional.
O filme mais esperado do ano chega às telas brasileiras no próximo dia 27.Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises), última parte da trilogia de Batman sob o comando de Christopher Nolan, traz em suas 2 horas e 45 minutos de duração toda a expectativa de um final apoteótico para um dos personagens mais queridos das HQs.

Ok, ele tem lá seus defeitos. É tudo muito explicado, quase didaticamente, para que ninguém tenha dúvidas de nada. Personagens estabelecem relações intensas em segundos, outros têm um final menos glamouroso do que o esperado. Tudo isso, no entanto, não tira a grandiosidade do filme, que tem grandes sequências de ação e encerra a trilogia com muita dignidade. Ponto para Nolan, um diretor que já mostrou que tem competência de sobra. E ponto também para o ótimo elenco repleto de estrelas, que inclui Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher Gato), Joseph Gordon-Levitt (John Blacke), Marion Cotillard (Miranda Tate) e Tom Hardy (Bane) ao lado de Christian Bale (Bruce Wayne/Batman), Michael Caine (Alfred), Morgan Freeman(Lucius Fox) e Gary Oldman (Comissário Gordon), o quarteto que atuou em todos nos três filmes sempre dando show de interpretação.


A história começa exatamente onde o anterior, O Cavaleiro das Trevas (2008) parou. Harvey Dent, o Duas Caras, morreu mas deixou, supostamente, um legado de justiça em Gothan City. Oito anos depois, a Lei Dent colocou na cadeia um bando de criminosos, Gothan é uma cidade tranquila, Batman sumiu e Bruce Wayne está recluso. Mas um mercenário cheio de má intensão, Bane, quer colocar fogo em Gothan - literalmente. O bilionário Wayne vai precisar sair de seu casulo, mesmo relutando em colocar Batman de volta às ruas. Nesta jornada em que precisa resgatar a confiança em si mesmo e nas pessoas que o cercam, Wayne/Batman acaba esbarrando em duas mulheres que podem ser decisivas em seu destino - a ladra Selina Kyle e a ambientalista Miranda Tate - e em um jovem policial, John Blake, que questiona a veracidade da idolatria a Harvey Dent.


Contar mais é estragar a história, que tem suas pequenas reviravoltas, momentos que não chegam a surpreender mas dão muito charme ao filme. Com muitos personagens e histórias a desenvolver, o filme dá espaço para todo mundo ter sua grande cena, mas é impossível não destacar o veterano Michael Caine em uma interpretação recheada de emoção, fazendo de Alfred um dos personagens mais queridos da trilogia. Tom Hardy em versão músculos a la Vin Diesel acerta o tom do seu Bane, e para os que se preocupavam com a atuação de Anne Hathaway como Selina, podem respirar aliviados: a atriz não tenta competir com a inesquecível Mulher-Gato deMichelle Pfeiffer (em Batman - O Retorno, de Tim Burton - 1991) e cria sua própria versão da personagem, em uma atuação correta e segura.


É claro que falar de O Cavaleiro das Trevas Ressurge sem elogiar a atuação deChristian Bale é uma tremenda injustiça. O ator mostra de novo que o uniforme do homem morcego caiu como uma luva nele, e dessa vez tem um desafio um pouco maior: em diversos momentos Batman fica em segundo plano para evidenciar Bruce Wayne, apresentado como um homem comum, cheio de defeitos e falhas, que sempre será movido por um sentimento menos nobre, a vingança. Dessa vez, mais do que nos filmes anteriores, vemos Wayne e suas feridas, e Bale consegue dar o tom certo a esses momentos de exposição do personagem - e isso foi o que mais me agradou no filme. Sou muito fã de Batman, e sou fã justamente porque ele não é um herói com super poderes; ele é apenas um homem que tentar consertar o mundo a partir de uma vingança pessoal. Focar nesse lado sombrio do personagem deixou evidente que o diretor Christopher Nolan sempre soube o que estava fazendo, o que dá um encerramento épico à trilogia.


Em um ano em que os heróis das HQs estiveram em alta nos cinemas, com Os Vingadores O Espetacular Home-AranhaO Cavaleiro das Trevas Ressurgechega para mostrar que nessa briga quem ganha mesmo é Batman. Mesmo que Nolan e Bale jurem que não haverá outros filmes, todo mundo vai especular sobre essa possibilidade. Quando o filme acabou, já me bateu uma saudade imensa dessa bem-sucedida série que pode ser conhecida como 'o Batman de Nolan'. É de se aplaudir em pé um diretor que consegue manter o mesmo nível de interesse e qualidade com um personagem tão complexo como o homem morcego. Mas confesso que, se for para fazer algo meia-boca, é melhor parar por aqui mesmo.
E, que me desculpem os fãs do Homem-Aranha, mas espetacular mesmo é oBatman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário